Em 2021 o governo de Mato Grosso garantiu investimentos para o setor de Educação na ordem de R$ 936 milhões. O compromisso foi relatado em reunião ontem (22) entre o secretário de Educação Alan Porto e os deputados Wilson Santos, Janaína Riva, Thiago Silva, João Batista, Elizeu Nascimento e representantes dos deputados Xuxu Dal Molin e Valmir Moretto.
Do montante a ser investido serão R$ 442 milhões na infraestrutura, com a construção de 40 escolas, além de 45 reformas e 30 quadras poliesportivas. Boa parte dos investimentos serão destinados à tecnologia, onde serão comprados computadores, notebooks e chromebooks (computadores portáteis direcionados à educação), além de banda larga para garantir a conectividade dos alunos na internet. A pandemia exigiu adaptações no setor educacional em todo o país.
Os professores também receberão formação para trabalhar de forma mais tecnológica junto aos alunos.
Segundo Alan Porto, o governo está requisitando ainda um empréstimo de 100 milhões de dólares para ampliar os investimentos na Educação.
Recentemente, após assumir o cargo, o secretário de Estado de Educação Alan Porto teve uma “saia justa” com uma notícia de que 300 escolas seriam fechadas em Mato Grosso. O deputado Lúdio Cabral (PT) até convocou para uma audiência o secretário de Educação, que na ocasião, disse que seriam fechadas apenas 19 escolas e não 300.
Muito ainda tem que ser feito pela Educação de Mato Grosso e a sociedade espera que realmente os investimentos cheguem na ponta do processo, visando melhorar a qualidade de ensino das crianças que dependem do sistema público educacional.